Usuários podem acompanhar serviços das UBS através do Portal da Saúde

Usuários podem acompanhar serviços das UBS através do Portal da Saúde

setembro 22, 2020 Off Por Today Newsroom

PMA lançou o Portal da Saúde e o aplicativo Mais Saúde Cidadão (Foto: André Moreira)

Há um mês, a Prefeitura de Aracaju lançou o Portal da Saúde e o aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, instrumentos que visam facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital sergipana. Através das ferramentas, é possível acompanhar, usando um aparelho com acesso à internet, solicitações de exames e consultas (com médicos, enfermeiros e dentistas), resultados de exames, checagem de fila para consultas, controle de medicamentos, além de poder avaliar o atendimento recebido.

De acordo com o técnico de Inteligência da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Maykon Santana, as plataformas se unem ao Prontuário Eletrônico, já implantado nas 45 UBS e nas Unidades de Pronto Atendimento. Mas segundo ele, para ter acesso aos serviços via on-line, o usuário precisa se recadastrar, acessando o Portal da Saúde, através do site da Prefeitura.

“Assim que acessar o site, a pessoa vai ver o link que leva para o portal. Hoje, temos cerca de 350 mil cadastrados nas unidades de saúde, mas nem todas essas pessoas têm acesso a esses serviços porque ainda não se recadastraram. Temos, no momento, 2.600 usuários ativos, ou seja, que se recadastraram e foram validados, o que ainda é baixo. Por isso, estamos fazendo esse chamado, para que as pessoas possam buscar a ferramenta e, consequentemente, uma rotina com mais facilidade”, destacou Maykon.

Para ter acesso ao portal, o cidadão deve clicar no link “Recadastramento”, na página inicial, preencher o formulário e anexar os documentos de identificação (RG, CNH ou Carteira de Classe, e CPF) com foto e comprovante de residência. Após isso, as informações serão direcionadas para a Secretaria da Saúde e checadas por uma equipe,  que fará a validação do cadastro em até 30 dias.

“Um dos problemas que temos no recadastramento é com o comprovante de residência. Este é o documento que mais faz com que o processo seja invalidado. Aceitamos contrato de aluguel, contas de água e de luz, de telefone e internet fixas, além de IPTU, sempre no nome do usuário que está querendo se recadastrar. Não aceitamos contas de telefone celular, fatura de cartão, de nenhum tipo, e não aceitamos documento de banco virtual”, informou o técnico.

Uma vez validada, a pessoa receberá uma senha para utilização do portal e aplicativo. O login será sempre o CPF do usuário. Caso não haja validação, a pessoa pode informar na unidade de referência e um agente de saúde se deslocará até a sua residência para realizar o procedimento.

 

Fonte: SMS