Tesouro Direto: taxas de títulos públicos têm leve alta nesta quarta-feira

Tesouro Direto: taxas de títulos públicos têm leve alta nesta quarta-feira

agosto 26, 2020 Off Por Today Newsroom

notas de 100 e 50 reais
(Shutterstock)

SÃO PAULO – As taxas pagas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam leve alta na manhã desta quarta-feira (26), com os investidores de olho na cena política doméstica.

O megapacote de medidas econômicas do governo, que seria anunciado ontem, enfrenta agora um novo impasse. Segundo o jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que não está disposto a acabar com o abono salarial.

O benefício, pago a trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, é a principal fonte de financiamento proposta pela equipe econômica para o novo programa social, o Renda Brasil, que irá substituir o Bolsa Família.

Outro ponto de conflito, segundo o jornal, é o montante do programa, pois o presidente quer um valor médio superior ao proposto pela equipe econômica, que está em torno de R$ 270.

Das medidas sociais e econômicas prometidas, apenas o programa habitacional Casa Verde Amarela, que é uma adaptação do Minha Casa Minha Vida, foi anunciado ontem. A principal mudança é a redução das taxas de juros, que serão menores para estados das regiões Norte e Nordeste do país.

O restante do megapacote, segundo Bolsonaro, deverá ser definido até esta sexta-feira (28).

Ainda no âmbito político, destaque para a notícia do jornal O Estado de S. Paulo de que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), têm mantido conversas reservadas com ministros do Supremo Tribunal Federal sobre a possibilidade de concorrerem à reeleição, em fevereiro de 2021.

A atenção recai ainda sobre a aprovação no Senado do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), tornando-o permanente e com mais recursos da União. O texto será promulgado hoje, às 11h, em sessão solene no Congresso Nacional.

Mercado hoje

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa de 4,09% nesta manhã, ante 4,06%, na tarde de terça-feira (25). O prêmio pago pelo mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2031, por sua vez, subia de 7,16% para 7,18% ao ano.

Entre os títulos indexados à inflação, o papel com juros semestrais e vencimento em 2040 pagava uma taxa anual de 3,72%, ante 3,69% a.a. anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 avançava de 3,68% para 3,70% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quarta-feira (26):

Fonte: Tesouro Direto

Estados Unidos

Com uma agenda mais esvaziada no exterior nesta quarta-feira, os mercados seguem cautelosos em meio a novos surtos de casos de Covid-19, enquanto aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve (o banco central americano) amanhã.

A expectativa é de que Jerome Powell fale sobre a política monetária dos Estados Unidos e trace uma nova estratégia em relação à inflação no país.

Regra dos 10 tiros: aprenda a fazer operações simples que podem multiplicar por até 10 vezes o capital investido. Inscreva-se!

waiting...