Tesouro Direto: taxas de prefixados têm 3ª sessão de alta e chegam a 12,21% com aversão a risco externa

Tesouro Direto: taxas de prefixados têm 3ª sessão de alta e chegam a 12,21% com aversão a risco externa

agosto 19, 2022 Off Por Today Newsroom

Os mercados acionários são tomados por um pessimismo maior nesta sexta-feira (19) e ativos de risco dão os primeiros sinais de que o movimento de recuperação das Bolsas visto nos últimos dois meses parece perder força.

Ao mesmo tempo, o dólar avança sobre o real e as taxas de juros seguem o movimento de alta impulsionadas por discursos mais agressivos no combate à inflação feitos na véspera (18) por dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central americano).

Por volta das 9h20 (horário de Brasília), os rendimentos oferecidos por títulos americanos (treasuries) apresentavam alta de mais de 1% para vencimentos a partir de um ano – sendo que os papéis com prazo entre cinco e dez anos registravam alta de quase 3%.

Para Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos, o mercado hoje parece refletir os indicadores de inflação mais altos, especialmente em países desenvolvidos divulgados ao longo da semana, juntamente com declarações de membros do Fed alertando para a necessidade de continuidade do aperto monetário.

Em seu blog, o executivo defendeu que as pressões inflacionárias tendem a se manter por mais tempo, ainda que haja algum arrefecimento nos preços de commodities. “Isso irá demandar juros mais altos, mesmo em um momento de desaceleração global.”

Em dia de agenda esvaziada no Brasil, investidores monitoram pesquisas eleitorais para presidente e repercutem ainda os leilões do Tesouro, que vêm ajudando a puxar para cima os retornos dos papéis.

No Tesouro Direto, as taxas dos títulos públicos operam em alta nesta manhã, com avanços de até 18 pontos-base (0,18 ponto percentual). A alta é maior entre papéis prefixados, que costumam ser mais sensíveis a mudanças na política monetária e que passam pela terceira sessão seguida de expansão.

Destaque para os juros dos papéis Tesouro Prefixado 2025 e o Prefixado 2033. Às 9h30, ambos ofereciam o mesmo percentual de rentabilidade, no valor de 12,21% ao ano. Na véspera, o primeiro título entregava um retorno de 12,03% ao ano e o segundo de 12,10% ao ano.

O dado chama a atenção porque papéis de prazo mais longo tendem a oferecer juros mais elevados, porque o risco de mudanças no cenário que podem afetar os investimentos é maior.

Já o maior juro real entregue por papéis atrelados à inflação era oferecido pelo Tesouro IPCA+2055, no valor de 5,91% ao ano. Um dia antes, o título oferecia 5,94% ao ano.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta sexta-feira (19): 

Fonte: Tesouro Direto

Commodities, Reino Unido e Alemanha

Após fechar em alta por duas sessões consecutivas, os preços do petróleo recuam nesta sexta-feira. Por volta das 9h50 (horário de Brasília), o Brent caía 1,81%, aos US$ 94,84 e o WTI recuava 1,62%, aos US$ 89,03.

No mercado de minério, os futuros de Dalian e Cingapura têm nova baixa nesta sexta-feira e caminham para a sua maior queda semanal desde meados de julho, com o aumento da preocupação com a demanda pelo ingrediente siderúrgico na China à medida que sua economia mostra sinais de desaceleração.

Uma onda de calor na China, maior produtora de aço, trouxe racionamento de eletricidade, forçando algumas usinas a interromper as operações. Isso aumentou a preocupação com a demanda de minério de ferro.

Já na Europa, investidores repercutem o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha, que saltou 37,2% em julho ante igual mês de 2021, segundo dados publicados nesta sexta-feira pela Destatis, agência de estatísticas do país.

O resultado ficou bem acima do esperado por analistas entrevistados pelo The Wall Street Journal, que projetavam alta de 31,5%.

A taxa anual do PPI havia acelerado aos 32,7% em junho. Em comparação ao mês anterior, o índice subiu 5,3% em julho. Foi o maior avanço de um mês para o outro já registrado na série histórica. Especialistas esperavam uma elevação de 0,7% na comparação mensal.

Dados de varejo no Reino Unido também são destaque. Segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), o volume de vendas no setor cresceu 0,3% na base mensal, mas recuou 3,4% na base anual.

Economistas consultados pelo The Wall Street Journal esperavam que as vendas no varejo caíssem 0,2% em julho.

No varejo sem loja – predominantemente varejistas online – as vendas aumentaram 4,8% no mês de julho.

Datafolha e aumento de tributação

Dois dias após o início oficial do período de campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto. É o que mostrou pesquisa divulgada ontem (18) pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Grupo Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o levantamento, Lula ficou com 47% das intenções de voto em cenário estimulado de primeiro turno ‒ patamar mantido desde a penúltima pesquisa divulgada pelo instituto, em 22 de junho. Já Bolsonaro subiu e agora detém o apoio de 32% do eleitorado ‒ o que representa um crescimento acumulado de 5 pontos percentuais desde 25 de maio.

Também na cena política, Paulo Guedes, ministro da Economia, disse ontem (18) que o governo pretende aumentar a tributação para quem ganha mais, simplificando os impostos como contrapartida. “A base de arrecadação aumenta e essa massa de arrecadação maior paga a transferência de renda”, comentou.

Durante participação em evento do BTG Pactual, o ministro defendeu uma mescla de política econômica baseada em ação social do governo, investimento privado e melhor gestão do capital público.

waiting...