Tempestade na Argentina mata 13 pessoas e atinge de aeroportos ao ‘Big Brother’ local
dezembro 18, 2023O novo governo da Argentina, capitaneado pelo presidente Javier Milei, enfrenta nesta final de semana sua primeira crise interna não relacionada ao caos econômico do país. Uma forte tempestade atingiu a província de Buenos Aires, causando destruição e também a morte de 13 pessoas.
As vítimas estavam em um clube cujo teto desabou em Bahía Blanca, ao sul de Buenos Aires. O governador da província, Axel Kicillof, está no local e o prefeito da cidade, Federico Susbielles, descreveu o que aconteceu como uma “catástrofe”.
Durante a madrugada de domingo, o vento e as fortes chuvas causaram grandes danos materiais em toda a capital argentina. O panorama nesta manhã era de árvores caídas, arrancadas pelo vento, cartazes voando, carros amassados por galhos e troncos tombados.
Continua depois da publicidade
Vários voos regionais e internacionais atrasaram ou foram cancelados porque os ventos de até 140 quilômetros por hora chegaram a mover aeronaves, além de atirar detritos como placas de metal e galhos nas pistas. Em Ezeiza, praticamente todos os voos com previsão de chegada e partida entre 3h e 8h deste domingo foram afetados. O Aeroparque Jorge Newbery foi um dos locais atingidos, conforme mostraram vídeos compartilhados pelos passageiros nas redes sociais.
O quase tornado também afetou o serviço ferroviário, com interrupção das linhas Mitre, Sarmiento, San Martín, Belgrano Norte e Urquiza. Uma árvore caiu sobre os trilhos do Mitre produziu um forte curto-circuito.
“Gran Hermano”
A tempestade atingiu até a área onde está instalada a casa do “Gran Hermano”, a versão argentina do “Big Brother”. O show começou há uma semana e as câmeras mostraram os participantes atônitos assistindo ao vento derrubar a árvore de Natal localizada na porta de entrada e depois objetos de decoração como decorações, lâmpadas, almofadas e espreguiçadeiras começarem a se mover de lugar, bem como as roupas de alguns dos participantes.
O presidente Milei está monitorando a situação na província desde a noite de ontem e deve viajar nas próximas horas para Bahía Blanca, junto com uma comitiva de ministros e outros integrantes do governo que inclui Patricia Bullrich, Guillermo Francos, Luis Petri, Sandra Pettovello e sua irmã, Karina Milei.