Taxas de títulos do Tesouro Direto recuam nesta terça-feira

Taxas de títulos do Tesouro Direto recuam nesta terça-feira

outubro 6, 2020 Off Por Today Newsroom

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Os prêmios pagos pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam queda na manhã desta terça-feira (6), com sinais positivos vindos de Brasília.

O título prefixado com vencimento em 2023 pagava uma taxa de 4,78% ao ano, ante 4,83% a.a. na tarde de segunda-feira (5). O mesmo papel com juros semestrais e prazo em 2031, por sua vez, oferecia um prêmio anual de 7,47%, frente 7,58% ao ano anteriormente.

Leia também:
• Tesouro Direto: com risco fiscal em alta, perdas dos títulos públicos chegam a 12,4% em setembro

Entre os papéis indexados à inflação, o com vencimento em 2035 pagava uma taxa anual de 4,10%, frente 4,13% a.a. ontem. Já o juro pago pelo Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2040 recuava de 4,08%, para 4,03% ao ano.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta terça-feira (6):

Fonte: Tesouro Direto

Cena doméstica

Entre os destaques do dia, o Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou suas perspectivas econômicas de 2020 para o Brasil, segundo a Reuters, mas alertou que os riscos permanecem “excepcionalmente altos e multifacetados” e que a dívida do governo está a caminho de encerrar o ano em torno de 100% do Produto Interno Bruto (PIB).

No âmbito político, depois de protagonizarem atritos nas últimas semanas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiram fazer as pazes. Ontem, eles jantaram juntos e pediram desculpas mútuas. De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, os dois defenderam a pacificação e a continuidade da agenda de reformas.

Maia disse que haverá união para dar andamento à agenda econômica no Congresso, enquanto Guedes voltou a defender a aprovação de um programa de renda básica para 2021 e uma medida de desoneração da folha salarial para gerar “empregos em massa”. Ele também reiterou compromissos com o envio de outra etapa da reforma tributária.

Destaque ainda para a declaração do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento de 2021 e da proposta do Pacto Federativo, de que qualquer solução para criar o Renda Cidadã vai respeitar o teto de gastos e ter a chancela do titular da equipe econômica. Segundo a Folha de S.Paulo, o diálogo está “entrando nos eixos”, e uma nova proposta deve ser apresentada até amanhã (7).

Quadro internacional

Nos Estados Unidos, as atenções recaem sobre o presidente Donald Trump, que recebeu alta do hospital após ficar três dias internado para combater uma infecção pelo coronavírus. Com a recuperação, o cenário para as eleições presidenciais de novembro fica menos incerto.

Segundo médicos do presidente americano, a saúde dele continuou a melhorar nas 24 horas anteriores, embora o médico Sean Conley tenha alertado que ele ainda pode não estar totalmente fora de risco.

Ainda na maior economia do mundo, o mercado acompanha as negociações do governo para um novo pacote de estímulos à economia.

A presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, e o Secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, conversaram ontem durante quase uma hora, mas ainda não chegaram a um acordo. A expectativa é de que eles tenham uma nova conversa hoje sobre o assunto.

Semana dos Vencedores: aprenda a fazer operações com potencial de ganho de R$ 50 a R$ 500, operando apenas 10 minutos por dia, em um workshop gratuito!