Segunda etapa da Vacinação Antirrábica em Aracaju começa no dia 26

Segunda etapa da Vacinação Antirrábica em Aracaju começa no dia 26

outubro 20, 2020 Off Por Today Newsroom

Segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica inicia dia 26, na região central da cidade (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com o cronograma da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos na capital. Nesta semana as equipes estarão em postos fixos espalhados na Zona Sul, no horário das 8h às 17h. E na segunda etapa da campanha, que inicia na segunda-feira, 26, a ação acontecerá na região central da cidade. Ao final do calendário, a estimativa da SMS é de imunizar 39.750 animais até o dia 6 de novembro.

A segunda etapa da campanha de vacinação antirrábica acontece entre 26 e 30 de outubro. No dia 26 a ação contempla os bairros: Inácio Barbosa (Praça do Conjunto Jardim Esperança); Jabotiana (Praça da Igreja Católica – Conjunto Sol Nascente; UBS Manoel de Souza Pereira; Praça Izelete Azevedo Andrade – Conjunto Santa Lúcia); Grageru (UBS Dona Sinhazinha); e o Conjunto Jardim Esperança (UBS Ministro Costa Cavalcante).

No dia 27 o trabalho continua nos bairros Luzia (Panificação Cruzeiro – Avenida Nestor Sampaio; Praça Des. Carlos Vieira Sobral – Conjunto Jessé Pinto Freire; Associação de Moradores – Médice II); Ponto Novo (UBS Max de Carvalho); Castelo Branco (UBS Fernando Sampaio); e Costa e Silva (Praça da garagem da Emsurb).

A ação será suspensa no dia 28, por conta do feriado pelo dia do servidor público, e retomada no dia 29, contemplando os bairros: América (UBS Joaldo Barbosa; Praça Francklin Roosevelt; UBS Adel Nunes; Praça Ronaldo C. Barreto – Conjunto Tiradentes); e Siqueira Campos (Praça Dom José Thomaz; UBS Edézio Vieira de Melo; Garagem do SAMU – Rua Sergipe).

Encerrando mais uma semana de campanha, na sexta-feira, 30, as equipes estarão nos bairros: Getúlio Vargas (IFS – Avenida Gentil Tavares; CEASA – Rua Riachão); Suíssa (UBS Amélia Leite); Cirurgia (Centro de Criatividade); Santo Antônio (Igreja Santo Antônio; UBS Cândida Alves); e Industrial (UBS Dona Jovem).

Podem ser imunizados animais com idade a partir de três meses de vida, e para fazer uso do serviço, o tutor deve apresentar o cartão de vacina do animal. Atualmente Aracaju está classificada pelo Estado como município com baixo risco para transmissão da doença. O último caso de raiva animal registrado na capital foi em 2017.

Importância da vacina

Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida através da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. Os animais com raiva vêm a óbito em até 10 dias a partir do início dos sinais clínicos.

“A vacina é a principal forma de prevenção da raiva, que é uma doença grave que leva sempre ao óbito no caso dos animais e com ocorrência de poucos casos de cura em seres humanos, porém com grandes sequelas. Em casos suspeitos de raiva, o CCZ deve ser informado para acompanhamento do caso e realização dos exames necessários após o óbito. É importante também informar que em caso de mordidas de cães, gatos conhecidos ou desconhecidos, e morcegos, as pessoas procurem atendimento médico para ser iniciado o protocolo vacinal pós-exposição e para que o animal fique em observação por um período de 10 dias”, orientou a gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

 

Fonte: SMS

waiting...