Secretaria de Saúde de Aracaju promove live sobre saúde mental

Secretaria de Saúde de Aracaju promove live sobre saúde mental

maio 18, 2020 Off Por Today Newsroom

Live acontece no dia 20 de maio (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju iniciou a Semana de Luta Antimanicomial por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), gerenciada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No entanto, diferente das edições anteriores, a programação deste ano foi modificada para atender às determinações de distanciamento social para evitar a propagação da covid-19.

Ainda que as unidades de saúde mental da capital estejam funcionando, por ofertarem serviço essencial, a SMS decidiu não realizar as demais ações presenciais que costumavam acontecer durante a semana alusiva ao tema. Entretanto, para marcar o momento, uma live será realizada nesta próxima quarta-feira, dia 20.

Celebrado nesta segunda-feira, 18 de maio, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial busca esclarecer e garantir os direitos básicos de cada cidadão à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento. Com isso, a ideia é levar para o ambiente digital discussões e reflexões que seriam realizadas por meio de palestras e atividades presenciais.

Na quarta-feira, 20, às 15h, no perfil da SMS no Instagram (@saudearacaju), a Reap reunirá dois profissionais da área de Psicologia para debater o tema “Saúde mental em tempos de pandemia” em uma transmissão ao vivo.

Colando seus pontos de vista e prestando orientações à população, a psicóloga da Reap, Mariana Aragão, que trabalha com a linha de álcool e outras drogas e população de rua, será uma das participantes junto à psicóloga e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, Adriana Monteiro.

Coordenadora da Reap, Chenya Coutinho mediará o debate online. Segundo ela, será uma oportunidade interessante, inclusive, para agregar outros públicos à reflexão. “A Rede de Atenção Psicossocial nasce a partir da luta antimanocomial. A luta traz muito em si a luta pela desinstitucionalização”, destaca Chenya.

Para a coordenadora, a live também será pertinente para levar a importância de cuidar da saúde mental, sobretudo em meio a uma pandemia.

“Reforça a criação de novos hábitos para a manutenção da saúde mental. O trabalho realizado pela Reap também é serviço essencial. Os Caps continuam atendendo, continuamos o acolhimento em casos de urgência e emergência. A rede continua viva. A saúde está nas UBS, no hospital de campanha, mas também nos Caps e todas essas questões serão levantadas durante a live”, pontua a mediadora.

Fonte: SMS

waiting...