Secretaria da Educação oferta 41 cursos na rede estadual de ensino

Secretaria da Educação oferta 41 cursos na rede estadual de ensino

janeiro 23, 2025 Off Por Today Newsroom

Entre os dias 22 e 30 de janeiro, serão disponibilizadas vagas para aqueles que desejam ingressar na modalidade. (Foto: Arquivo Seed)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Serviço de Educação Profissional do Departamento da Educação (DED), oferece 41 cursos na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em 11 eixos tecnológicos, distribuídos entre 68 instituições de 34 municípios do estado. Com o objetivo de preparar os cidadãos sergipanos para o mercado de trabalho, são ofertados cursos como Nutrição e Dietética, Informática e Redes, Segurança do Trabalho, Administração e Automação Industrial, entre outros.

Para o ano letivo de 2025, entre os dias 22 e 30 de janeiro, serão oferecidas 2.035 vagas para o ingresso de alunos nos cursos técnicos de nível médio, na forma subsequente (para aqueles que já concluíram o Ensino Médio). No portal da Seed, na aba ‘Editais e Seleções’, o Edital nº 04/2025/GS/SEDUC engloba mais informações a respeito do processo de matrícula.

Incluídos na oferta dos cursos técnicos de EPT, estão: Cuidados de Idosos, Gerência em Saúde, Nutrição e Dietética, Farmácia, Análises Clínicas, Redes de Computadores, Informática, Programação de Jogos Digitais, Manutenção e Suporte em Informática, Informática para Internet, Administração, Vendas, Recursos Humanos, Multimídia, Modelagem de Vestuário, Agronegócio, Agropecuária, Agroecologia, Agroindústria, Eletromecânica, Mecânica, Refrigeração e Climatização, Automação Industrial, Petróleo e Gás, Química, Alimentos, Segurança do Trabalho, Edificações e Guia de Turismo.

A coordenadora do Serviço de Educação Profissional do Departamento da Educação (DED), Ione Moreira de Assunção, comenta que a modalidade é fundamental para apoiar os estudantes e fortalecer sua permanência na escola. “A educação profissional no Ensino Médio tem como objetivo oferecer aos nossos estudantes uma formação profissional enquanto eles cursam o ensino regular, criando oportunidades para desenvolver o protagonismo dos jovens, que começam a desenvolver habilidades e competências técnicas, somando o conhecimento técnico com a formação da base que os levará ao Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Além disso, os estudantes que concluem o Ensino Médio com EPT saem com dupla formação”, diz a coordenadora.

Das 68 instituições que oferecem a Educação Profissional e Tecnológica, 25 também oferecem o Ensino Médio Integral ou simultâneo à EPT, na Diretoria de Educação de Aracaju e em outras sete diretorias.

O gestor de uma das instituições que oferecem a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Centro de Excelência José Figueiredo Barreto, Marco Antônio, comenta sobre como são realizados os cursos no centro que administra. “O curso é realizado em três semestres e tem disciplinas comuns, como ética e relações interpessoais, e legislação trabalhista. Também há disciplinas específicas de cada curso, que aumentam de complexidade ao longo do tempo. A formação tem o caráter de aproximar o aluno do mercado de trabalho, de modo que, quando o aluno conclui o curso, ele tem mais chances de conquistar um emprego”, diz o diretor.

No Instituto Rui Barbosa, em Aracaju, são ofertados três cursos: Secretaria Escolar, Cuidador de Idosos e Nutrição e Dietética. “Assim que finalizam os cursos, que duram 18 meses, nossos alunos já estão aptos para o mercado de trabalho. Temos diversos alunos que concluíram a formação e já trabalham em clínicas, hospitais, escolas, abrigos”, diz a coordenadora de ensino do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), Cléssia Resende.

Educação de qualidade garantida
A oferta de cursos subsequentes ou concomitantes ao ensino médio faz parte da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Peept) do Governo de Sergipe, em cumprimento à Lei Nº 9.621, de 17 de janeiro de 2025. Os principais objetivos da Peept são: ampliar a oferta de vagas gratuitas de EPT, nas formas integrada, concomitante, concomitante intercomplementar e subsequente; possibilitar o aumento da taxa de empregabilidade de estudantes da EPT, através de iniciativas articuladas junto às Secretarias de Estado, ao setor produtivo e à iniciativa privada; e articular e fomentar programas de monitoria, estágio e de aprendizagem profissional, curriculares e extracurriculares, remunerados e não remunerados, na oferta de Educação Profissional e Tecnológica.

Fonte: Seduc

waiting...