Saiba os cuidados com o recém-nascido em tempos de pandemia
agosto 25, 2020Não é segredo para ninguém que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma maior conscientização em relação aos cuidados pessoais. Segundo o pediatra Hugo Leonardo, esse ‘estado de alerta’ deve ser estendido para os recém-nascidos, ofertando para os bebês cuidados especiais. “As visitas ainda continuam suspensas”, alerta o profissional.
O pediatra diz que é preciso dois tipos de cuidados. O primeiro quando a mãe do bebê não apresenta sintomas da doença e, o segundo, quando há a manifestação de alguns sintomas da Covid-19. “No primeiro caso, é importante respeitar o isolamento social, evitando sair com o recém-nascido, deixando-o em casa, portanto, evitando receber visitas”, assinala Hugo.
Já no segundo caso, quando a mãe apresenta indícios da doença ou até mesmo testa positivo para a Covid-19, Hugo orienta a mãe a evitar ao máximo contato com o bebê. “O único momento em que a mãe deve se aproximar é na hora da amamentação. Mas mesmo assim é preciso que a mãe use uma touca, máscara, luvas e evite até de falar, se possível”, recomenda. “Lembrando que antes de ir amamentar é preciso higienizar as mãos com água e sabão”, completa.
Vacinação
Em relação à vacinação, Hugo salienta que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta que os pais vacinem os filhos, apesar deste momento de pandemia. “As duas primeiras vacinas que o recém-nascido toma são a BGC e primeira dose contra Hepatite B, que geralmente são dadas na maternidade”, lembra. Mas caso o bebê, por algum motivo, não receba alguma dessas vacinas na maternidade o médico orienta procurar o Posto de Saúde.
“A SBP diz que é preciso respeitar o calendário vacinal do recém-nascido. Uma dica que eu dou é deixar para ir ao posto no dia que for fazer o teste do pezinho, que pode ser realizado até o quinto dia após o nascimento do bebê. Daí faz tudo num dia só”, aconselha.
por João Paulo