O mês de outubro é dedicado ao combate e à prevenção do câncer de mama e neste sábado, 16, a Associação Resiliência Sergipe realizará uma ação em prol do Outubro Rosa. O evento acontece a partir das 14h, na Orla de Atalaia, nas imediações do Lagos. O Resiliência Sergipe surgiu através das redes sociais durante a pandemia onde mulheres que já tiveram câncer e outras que lutam contra a doença resolveram apoiar-se através de um grupo.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. O objetivo do Resiliência é amparar de forma humanizada e segura pacientes em tratamento de câncer, oferecendo assistência biopsicossocial e a promovendo conhecimento por meio da educação continuada.
Por isso, no mês dedicado a conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero, a Associação Resiliência Sergipe resolveu fazer um dia especial para mostrar o quanto a vida é importante. Com o slogan “Ressignificando a Vida” a ação contará com palestras motivacionais, uma feirinha que visa arrecadar fundos para a instituição e momentos de lazer para os participantes.
Durante o evento será realizada uma homenagem para autoridades que ajudam na causa de mulheres com câncer a exemplo da mastologista Paula Saab, a deputada estadual Goretti Reis e a vereadora por Aracaju, Sheyla Galba, entre outros. O uso de máscara é obrigatório, e todos os protocolos sanitários serão respeitados.
Fonte: Associação Resiliência de Sergipe