Órgãos fiscalizam cumprimento de restrições em estabelecimentos

Órgãos fiscalizam cumprimento de restrições em estabelecimentos

março 9, 2021 Off Por Today Newsroom

Fica proibido também, no município de Aracaju, no período de 5 a 21 de março, a realização de quaisquer eventos (Foto: SMS)

Uma força-tarefa de combate à covid-19 segue fiscalizando o cumprimento do Decreto Municipal Nº 6.395/2021, da Prefeitura de Aracaju, que determina o fechamento de bares e restaurantes nos finais de semana.

Nas ações, além da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), participam equipes da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon e Vigilância Sanitária Estadual.

Segundo o Decreto, nos finais de semana de 5 a 7 e de 12 a 14 de março de 2021, as atividades de bares, restaurantes e estabelecimentos similares estão proibidas entre as 18h da sexta-feira e às 5h da segunda-feira subsequente.

De acordo com a coordenadora da Rede Vigilância Sanitária de Aracaju, Denilda Caldas, as inspeções têm o objetivo de checar se os estabelecimentos estão cumprindo o que foi determinado em decreto, e controlar a disseminação do coronavírus.

“Foram fiscalizados no último fim de semana a Orla da Atalaia, Aruana e Coroa do Meio, onde realizamos nove autuações. Encontramos quase todos os bares e restaurantes fechados, os que estavam abertos, foram fechados pela equipe de fiscalização. Percorremos as localizações onde ficam os bares e restaurantes e percebemos que parte da população está entendendo e cumprindo a resolução, porém ainda existe resistência por parte de alguns”, explica.

Ainda segundo o Decreto, no período de 5 a 21 de março, ressalvadas as áreas de saúde e segurança, todas as atividades (essenciais, não essenciais e especiais) deverão observar a limitação máxima de ocupação de 50% do local do estabelecimento, cabendo aos dirigentes estabelecer regras e rotinas para evitar aglomeração.

“Observar as regras de distanciamento mínimo de 2 m entre as mesas com máximo de seis pessoas. As atividades não essenciais e especiais estarão proibidas de funcionar entre 22h de um dia e 5h do dia subsequente, e as lojas de conveniência não poderão comercializar bebidas alcoólicas neste mesmo horário. Os que insistirem terão seus estabelecimentos fechados, responderão a processo administrativo, podendo pagar a multa, ser interditado e ter a sua licença sanitária cassada”, orienta a coordenadora.

Fica proibido também, no município de Aracaju, no período de 5 a 21 de março, a realização de quaisquer eventos (festivos, técnicos, corporativos sociais, culturais, esportivos, comemorativos, que impliquem em aglomeração de pessoas, em ambientes públicos ou provados de uso comum).

Havendo o descumprimento das medidas nos estabelecimentos da capital, as denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, através do telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.

Fonte: SMS

waiting...