O PPI, importante indicador de inflação dos EUA teve, no mês passado, sua maior queda desde 2020
novembro 15, 2023O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos diminuiu inesperadamente em outubro, registrando a maior queda desde abril de 2020 e trazendo evidências de pressões inflacionárias em declínio em toda a economia.
O PPI caiu 0,5% em relação ao mês anterior, uma desaceleração acentuada principalmente devido à queda nos preços da gasolina. Excluindo alimentos e energia, o chamado núcleo do PPI permaneceu inalterado, conforme dados governamentais divulgados nesta quarta-feira (15). Em relação ao ano anterior, a medida geral subiu 1,3%, enquanto o núcleo registrou o menor aumento anual desde o início de 2021.
Esses números surgem um dia após um relatório governamental separado, o CPI, mostrar pouca variação nos preços ao consumidor no último mês. Além disso, um indicador de inflação subjacente desacelerou inesperadamente, levando o mercado a reduzir as apostas em novas altas nas taxas de juros pelo Federal Reserve. E mais: dados governamentais mostraram vendas no varejo melhores do que o esperado na quarta-feira. As vendas totais recuaram em outubro, mas o ganho do mês anterior foi revisado para o avanço mensal mais forte desde o início do ano.
file:///C:/Users/U009506/Downloads/404366883.svg
Gasolina
Masterclass com Su Choung Wei
Lucrando com o Medo
Estratégia é capaz de gerar de 2% a 6% de rentabilidade mensal em dólar com uma operação por mês
Mais de 80% da queda nos preços de bens foi devido a uma queda de 15,3% no custo da gasolina, relata o governo. Os custos de serviços, por outro lado, ficaram estáveis depois de seis meses consecutivos de aumento. Uma razão pela qual os economistas no Fed e em Wall Street analisam o relatório do PPI é porque várias categorias, incluindo aquelas relacionadas à gestão de portfólio e à saúde, são usadas para calcular a medida de inflação preferida do Fed, o índice de preços das despesas de consumo pessoal.
Os preços de serviços aéreos e várias categorias de saúde aumentaram, enquanto os custos de varejo de vestuário e gestão de portfólio diminuíram. A queda nos preços da gasolina, em particular, ajudou a aliviar as pressões nos custos no atacado. Embora os custos trabalhistas e muitos outros insumos permaneçam elevados, o crescimento anual dos preços ao produtor tem diminuído desde o início de 2022, com a normalização das cadeias de abastecimento e uma mudança mais ampla nos gastos do consumidor em direção aos serviços.
O presidente do Fed, Jerome Powell, enfatizou no início deste mês que o banco central está procedendo com cuidado, deixando claro que ele e seus colegas não hesitarão em apertar a política ainda mais se necessário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Excluindo alimentos, energia e serviços comerciais, uma medida de PPI menos volátil, os preços subiram 0,1%, o menor aumento em cinco meses.
Os custos de bens processados para demanda intermediária, que refletem os preços mais cedo na cadeia de produção, diminuíram mais desde maio. Excluindo alimentos e energia, os custos de bens processados para demanda intermediária aumentaram apenas ligeiramente.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia