Multivacinação: shoppings ofertarão vacinas para maiores de 5 anos
outubro 9, 2023Com o objetivo de seguir ampliando e estimulando a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos e retomar a alta cobertura vacinal que impede a reintrodução de doenças já eliminadas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia a Campanha de Multivacinação e passa a ofertar alguns imunizantes para maiores de 5 anos também nos shoppings da capital.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, a imunização nos shoppings (RioMar, Jardins e Aracaju Parque Shopping) é mais uma estratégia que contribui para a ampliação da cobertura vacinal e uma oportunidade para a população atualizar o esquema vacinal e proteger a saúde. Nesses locais, a vacinação acontece de segunda a sábado, das 10h às 16h.
“Nos shoppings, estão sendo ofertadas vacinas contra hepatite B, penta, febre amarela, varicela, HPV, dupla adulto, DTP, influenza, tríplice viral, meningocócica ACWY (conjugada) e covid-19. Lembrando que nesses centros comerciais, a vacinação é para as crianças a partir dos 5 anos e não é ofertada a vacina Pfizer Baby”, destaca Larissa Ribeiro.
Vacinação nas USFs
Já nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs), são ofertadas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e o atendimento é para toda população, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Entre estas, 16 Unidades estão com o horário estendido até as 18h. São elas: Antônio Alves, Augusto Franco, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Marx de Carvalho, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, Francisco Fonseca, José Machado, José Calumby Filho, Onésimo Pinto.
Dia D
No último sábado, 7, foi realizado o dia de mobilização nacional com o Dia D de Multivacinação, no qual foram realizados 3.485 procedimentos. Além da vacina, foram feitos também outros procedimentos de saúde para o bem-estar de toda população, como consulta de enfermagem, consulta médica, pesagem do Bolsa Família – para conferir a saúde de crianças inscritas no programa -, atividades coletivas, palestra educativa, promoção em saúde bucal, atividades do Programa Academia da Cidade e agendamento de exames laboratoriais.
Segundo Larissa Ribeiro, na ocasião, 1.308 pessoas atualizaram os cartões de vacina. Enquanto estava sendo realizado o Dia D, o público que compareceu também aproveitou o acesso aos demais procedimentos ofertados no sábado.
“Foram realizados 840 marcações para exames laboratoriais, 245 pessoas foram atendidas em consulta de enfermagem, 131 com consulta médica, 100 para pesagem do Bolsa Família – para conferir a saúde de crianças inscritas no programa -, 576 pessoas realizaram avaliação antropométrica, 120 atendimentos com as assistentes sociais. Além disso, a população participou ainda de outras atividades coletivas, como palestra, promoção em saúde bucal e atividades do Programa Academia da Cidade”, explica Larissa.
Fonte: PMA