Ministério Público pede à Justiça que suspenda pagamento de dividendos da Vale

Ministério Público pede à Justiça que suspenda pagamento de dividendos da Vale

setembro 3, 2020 Off Por Today Newsroom

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que seja determinada a intervenção judicial na Vale (VALE3).

O órgão pede afastamento dos executivos encarregados das políticas de segurança da empresa e a nomeação de um interventor judicial para identificar estes profissionais em até 15 dias.

O MPF pede que seja elaborado um trabalho de reestruturação da governança da mineradora, seguindo padrões internacionalmente reconhecidos em termos de medidas preventivas de desastres, de transparência e responsabilidade.

Também foi pedido que a Vale contrate uma empresa de auditoria independente, que ficará responsável por auditar a nova governança implementada.

Além disso, foi pedida a vedação do pagamento de dividendos ou juros sobre o capital próprio, até que o interventor ateste a plena colaboração da empresa com as medidas de intervenção.

No dia 30 de julho, a companhia anunciou a retomada da nossa política de dividendos. A mineradora brasileira tinha retirado o pagamento de proventos ano passado, após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, em 25 de janeiro de 2019.

O MPF pede ainda que a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sejam obrigadas a supervisionar e fazer as recomendações necessárias à implementação do plano de governança proposto.

Profissão Day Trader: Quer gerar uma renda extra? Nesta série gratuita, Pam Semezzato explica como se tornar um day trader. Inscreva-se!

waiting...