Hemose registra 321 novos cadastros para doador de medula óssea

Hemose registra 321 novos cadastros para doador de medula óssea

agosto 30, 2022 Off Por Today Newsroom

Para ser um doador o cidadão comparece ao Hemose, preenche um formulário com informações pessoais e doa uma amostra com 5ml de sangue para testes. (Foto: Hemose)

A campanha para incentivar o cadastro de doadores de medula óssea, realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) em parceria com Universidade Federal de Sergipe (UFS) na última sexta-feira, 26, encerrou com 321 cadastros efetivados. No campus, em São Cristóvão, o sentimento de solidariedade estimulou Leandro Santos, acadêmico de engenharia agronômica, para realizar o cadastro de  doador de medula óssea. “Quero ser útil em tudo que eu puder doar – sangue, órgãos e medula”, declarou ele.

As colegas Anna Victória Melo, Ellen Teixeira e Maria Guimarães também aderiram ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), durante a ação na UFS. “O cadastro é de uma grandiosidade que não temos como dimensionar.  Com apenas 5 ml de sangue, podemos salvar a vida de uma pessoa que busca um doador compatível para o transplante de medula óssea”, salientou Victória.

A campanha em parceria com o departamento de Farmácia, a Liga de Hematologia e Hemoterapia e a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina, contou com a participação ativa de estudantes  responsáveis pela mobilização no campus.”Estamos felizes em retornar essa parceria com o Hemose”, destacou a professora do Departamento de Farmácia, Dulce Schimieguel.

“Essa é a terceira vez que realizamos uma campanha para o REDOME na Universidade”, informou a assistente social e gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas ao explicar que para fazer o cadastro é necessário estar bem saúde, ter idade de 18 a 34 anos. “Aqui temos um público que se enquadra bem nesses requisitos”, conclui a gestora.

Cadastro

Para ser um doador o cidadão comparece ao Hemose, preenche um formulário com informações pessoais e doa uma amostra com 5ml de sangue para testes de compatibilidade genética. O resultado desses exames ficam alojados no banco de dados do Redome, até o cidadão atingir 60 anos, idade limite, para realizar a doação da medula óssea.

Fonte: Ascom/SES

waiting...