Governo apresenta novidades nas matrículas da Rede Estadual de Ensino
janeiro 16, 2024O governador Fábio Mitidieri realizou nesta segunda-feira, 15, o lançamento da Campanha de Matrícula de 2024 da Rede Pública Estadual de Ensino. Na oportunidade, foram apresentadas todas as fases e novidades do processo de matrícula, além de ações já programadas para o ano letivo e avanços da Educação.
A abertura do ano letivo da Rede Pública Estadual de Ensino está prevista para o dia 15 de fevereiro, o período de matrícula seguirá um cronograma dividido em três fases, cada uma com datas específicas, assegurando que pais, responsáveis legais e estudantes estejam plenamente informados e preparados para o início do ano escolar.
A 1ª fase, que compreende a renovação de matrícula para estudantes já inscritos na Rede Estadual, ocorrerá de 15 a 17 de janeiro, sendo realizada nas próprias escolas. Já a 2ª fase é destinada à transferência de estudantes dentro da rede, acontece de 22 a 24 de janeiro e será efetuada por meio do Portal Matrícula Online. A última fase, de 29 a 31 de janeiro, concentra-se na matrícula de novos estudantes que desejam ingressar na Rede Pública Estadual.
Na ocasião, o governador Fábio Mitidieri destacou as novidades desse ano por meio da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para o cadastro da Matrícula Online, no qual serão solicitadas autorização para vacinação, informações sobre patologia ou restrições alimentares e autodeclaração étnico-racial.
Mitidieri também pontuou que as escolas iniciam o ano letivo com recursos em caixa para aquisição de material escolar. “Já iniciamos o ano, por meio do Profin, com R$ 50 milhões depositados nas contas das escolas para que os diretores possam procurar o seu material, possam garantir o início de ano, com recursos já nas suas contas, disponíveis pela Secretaria da Educação. Pretendemos dobrar o número de jovens matriculados no ensino profissionalizante. Vamos sair de 7.600 para 14 mil jovens, praticamente, 100% de ampliação em apenas dois anos, mostrando o compromisso que nós temos com a educação sergipana”.
Matrícula
As matrículas online, da segunda e terceira fases, serão realizadas no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, no portal matriculaonline.seduc.se.gov.br. A partir da segunda fase da matrícula, no site Matrícula Online será possível verificar a relação das escolas, os respectivos níveis/modalidades/etapas de ensino e vagas ofertadas.
O processo de matrícula na Rede Pública Estadual é contínuo durante todo o decurso do ano letivo, enquanto houver vaga disponível. Até o momento, estão sendo ofertadas mais de 180 mil vagas distribuídas em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades, nas 319 escolas estaduais, nos 75 municípios sergipanos. Dessas, 102 são escolas em tempo integral em 2024. Em 2023, ao todo, foram 163.304 matriculados.
O secretário de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, informou que, além da campanha de matrícula, estão sendo abertas as matrículas para o programa Pré-Universitário – PréUni. “Além disso, a gente está trazendo, também, a matrícula do PréUni e estamos ofertando o dobro de vagas do ensino profissionalizante. No estado, nós tínhamos 7 mil vagas em 2023 para o ensino profissionalizante. Tivemos 9 mil em 2023, e neste ano, estamos disponibilizando 14 mil vagas”, revelou.
Novidades
Para o cadastro da Matrícula Online do ano letivo de 2024, os estudantes devem ficar atentos a algumas novidades: termo de autorização de vacinação durante o ano letivo; informar sobre a patologia e/ou restrições alimentares e informar a autodeclaração no ato da matrícula online.
Caso o usuário tenha dificuldade para acessar o Portal da Matrícula e não tiver meios tecnológicos, as escolas da Rede Pública Estadual disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de Informática, servidores e outros equipamentos em seus horários de funcionamento.
Para a segunda e terceira fases da matrícula online, a Secretaria também colocará à disposição o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no Portal da Matrícula, para tirar as dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira.
Com informações do Governo de Sergipe