Enem 2023: confira os horários e o que levar para fazer a prova
novembro 4, 2023Neste domingo, dia 5, a primeira parte do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será administrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A segunda parte do Enem será realizada no domingo subsequente, dia 12.
No primeiro dia, os candidatos irão responder a 90 questões objetivas sobre Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa argumentativa de até 30 linhas. No segundo dia serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.
Por dentro dos horários
As provas começam às 13h30 pelo horário oficial de Brasília, e terminam às 19h, no primeiro dia, e às 18h30 no segundo dia. A aplicação das provas para o participante com solicitação de tempo adicional aprovada terá início às 13h30 e término às 20h, no primeiro dia, e às 19h30, no segundo dia.
Já a aplicação das provas para o participante com solicitação de recurso de videoprova em Libras aprovada terá início às 13h30 e término às 21h, no primeiro dia, e às 20h30, no segundo dia, em todos os estados e no Distrito Federal.
A abertura dos portões de entrada será às 12h, e o fechamento, às 13h pontualmente. A recomendação é que os candidatos cheguem ao local da prova com meia hora de antecedência. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos retardatários não poderão realizar a prova.
Os candidatos devem conferir seus locais de prova por meio do cartão de inscrição, disponível na Página do Participante . Para acessá-la, os candidatos devem fazer o login, via plataforma Gov.br, e informar o CPF e a senha.
O que levar?
Nos dias das provas, os participantes devem levar o cartão de inscrição impresso, documento de identificação válido com foto, físico ou digital (algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital). No entanto, o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, pois capturas de tela não serão válidas), e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
Lanches, bebidas não alcoólicas, artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braille, sorobã, lupa etc.) são permitidos, desde que possam ser vistoriados pelos fiscais.
Celulares ou qualquer outro aparelho eletrônico podem ser portados pelos candidatos desde que eles permaneçam guardados no envelope porta-objetos durante todo o tempo de duração da prova. Caso os equipamentos emitam sons, mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem. Os envelopes porta-objetos devem ficar lacrados e identificados durante toda a permanência do candidato na sala de aula.
Para levar o caderno de questões para casa, é preciso o candidato sair nos últimos 30 minutos. A divulgação do gabarito está prevista para 24 de novembro, e o resultado do Enem 2023 será divulgado em 16 de janeiro de 2024.
por João Paulo Schneider
Com informações da Seduc