Distribuição dos testes rápidos para o Covid-19 inicia nesta semana
abril 13, 2020A Secretaria de Estado da Saúde (SES) planeja iniciar nesta semana a distribuição dos seis mil kits de teste rápido sorológico para o Covid-19. O material foi enviado pelo Ministério da Saúde e, até a semana passada, a SES ainda aguardava as instruções para fazer a dispensa dos produtos. Por orientação do Ministério, profissionais da área da saúde e da segurança pública, por estarem mais expostos à transmissão do vírus, terão prioridade na testagem.
Além dos seis mil kits recebidos do Governo Federal, Sergipe anunciou a compra por encomenda de mais 20 mil testes – que ainda não têm data para chegar. A distribuição deve seguir a diretriz já estabelecida pelo Ministério da Saúde, priorizando trabalhadores que atuam nos postos de saúde, nos serviços de urgência, emergência e internação, trabalhadores da área de segurança pública e os contatos domiciliares desse público, ou seja, as pessoas que moram na mesma residência.
Conforme o Ministério, a aplicação dos testes deve respeitar os seguintes critérios sintomáticos:
Trabalhadores de saúde e segurança pública: mínimo 7 dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal; E mínimo 72 horas após desaparecimento dos sintomas;
Pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade: mínimo 7 dias completos desde o início dos sintomas de Síndrome Gripal; E mínimo de 72 horas após desaparecimento dos sintomas.
A recomendação do Ministério da Saúde é que os testes estejam disponíveis em pontos da Rede de Atenção à saúde que tenham maior contato com pacientes suspeitos de COVID-19. Assim, hospitais, serviços de urgência e emergência, unidades de pronto atendimento e postos de saúde são responsáveis pela realização dos testes e pelos procedimentos a serem adotados após o resultado.
A ampliação da testagem para outros grupos depende da dinâmica da pandemia no Brasil e da capacidade operacional dos serviços de saúde, conforme aquisições e doações de testes. A distribuição aos estados atende a parâmetros como: número de casos confirmados no estado; tipologia do município segundo o IBGE; total de trabalhadores de saúde e de segurança pública. A partir disso, os estados são responsáveis pela distribuição dos testes aos municípios.
Com informações da SES e do Ministério da Saúde