Demissões ficam abaixo do esperado no Brasil com reabertura da economia

Demissões ficam abaixo do esperado no Brasil com reabertura da economia

junho 30, 2020 Off Por Today Newsroom

Carimbo de admissão ou demissão com carteira de trabalho
(Gabriel Ramos/Getty Images)

(Bloomberg) – O fechamento de postos de trabalho em maio ficou abaixo do esperado no país, à medida que a economia reabre, em meio à crise do coronavírus.

O Brasil perdeu 331.901 postos formais, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), número menor do que a previsão de redução de 900.000 empregos, segundo estimativas compiladas pela Bloomberg, e dos 860.503 empregos perdidos em abril.

O dólar ampliou a queda após a divulgação do dado na tarde de segunda-feira – a moeda fechou em baixa de 1,45%, a R$ 5,40.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse em entrevista coletiva que a economia brasileira mostrou clara recuperação em maio e que os dados refletem a reabertura de alguns setores da economia depois da adoção de medidas de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.

Entretanto, ele mas não quis fazer previsões para o restante do ano. “Qualquer projeção feita agora para o ano pode ser passível de alterações”, afirmou.

”O resultado veio depois que novos pedidos de seguro-desemprego caíram em maio”, disse Adriana Dupita, economista da Bloomberg Economics.

Segundo ela, também houve o efeito do programa de manutenção de emprego anunciado pelo governo durante a pandemia. De acordo com Bianco, o programa será prorrogado por mais dois meses.

Bianco também afirmou que o governo anunciará em breve um plano de recuperação pós-pandemia para estimular novas contratações. No ano até maio, o Brasil perdeu 1,144 milhão de empregos formais.

O mercado financeiro prevê uma queda de 6,54% para o PIB brasileiro em 2020, enquanto o Banco Central estima que a recessão será de 6,4%, com o pior mês de atividade em abril.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

waiting...