Conheça principais generais, políticos e cientistas iranianos mortos por Israel

Conheça principais generais, políticos e cientistas iranianos mortos por Israel

junho 14, 2025 Off Por Today Newsroom

Os ataques israelenses na manhã desta sexta-feira (noite de quinta no Brasil) representaram um grande golpe na cadeia de comando militar do Irã, matando pelo menos três de seus principais generais, além de um político sênior e pelo menos dois cientistas nucleares, de acordo com a mídia estatal iraniana e autoridades locais.

O exército israelense confirmou a morte dos três comandantes iranianos. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, agiu rapidamente para substituir os líderes militares, em uma aparente tentativa de projetar estabilidade e evitar um vácuo de poder.

Pelo menos um outro general de alto escalão foi morto, segundo o exército israelense, uma alegação sobre a qual o Irã não se pronunciou imediatamente.

Organize sua vida financeira com a IA

 O que sabemos sobre os mortos:

Generais militares

Major-General Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e segundo comandante mais alto depois do Aiatolá Khamenei. Ele foi substituído pelo Major-General Abdolrahim Mousavi, segundo a agência de notícias estatal iraniana IRNA.

Continua depois da publicidade

General Hossein Salami, comandante-chefe da Guarda Revolucionária, a principal força militar do Irã. Ele foi substituído pelo General Mohammad Pakpour, informou a IRNA.

General Gholamali Rashid, vice-comandante em chefe das forças armadas.

General Amir Ali Hajizadeh, chefe da unidade de espaço aéreo da Guarda Revolucionária.

Continua depois da publicidade

Políticos

Ali Shamkhani, um dos políticos mais influentes do Irã e confidente próximo de Khamenei, foi morto, de acordo com três altos funcionários e relatos da mídia iraniana. Ele supervisionava as negociações nucleares com os Estados Unidos como parte de um comitê nomeado por Khamenei para dirigir as negociações.

Cientistas Nucleares

Continua depois da publicidade

Fereydoun Abbasi, ex-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã.

Mohammad Mehdi Tehranji, físico teórico e presidente da Universidade Islâmica Azad em Teerã.

waiting...