Banco Central divulga edital do concurso público para analista

Banco Central divulga edital do concurso público para analista

janeiro 21, 2024 Off Por Today Newsroom

Inscrições podem ser realizadas entre 22/1 e 20/2 (Foto: BC)

O Banco Central divulgou o edital de abertura para o Concurso Público para provimento de 100 vagas no cargo de Analista, a ser realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O prazo de inscrição vai de 22/1 a 20/2. As provas serão realizadas em 19/5 e serão aplicadas em todas as capitais do país.

Vagas
Neste concurso, 50 vagas são destinadas à Área 1 – Tecnologia da Informação e 50 vagas para a Área 2 – Economia e Finanças. Cada uma delas possui reserva de vagas para pessoas com deficiência (5%) e negros (20%).

Para a investidura no cargo, é preciso ter diploma de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

No edital é possível conhecer as pontuações de cada etapa, bem como o conteúdo programático das provas.

“O rol de atribuições do BC é muito grande, o que faz com que, ao longo da carreira, o servidor possa atuar e se capacitar em diferentes áreas. Além disso, sua missão e seus objetivos são muito desafiadores. Para lidar com a grande carteira de projetos inovadores em execução atualmente no BC, buscamos novos servidores igualmente inovadores, criativos e que gostam de encarar novos desafios. Se você tem esse perfil, seu lugar é no Banco Central”, conta Marcelo Cota, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, Educação, Saúde e Organização.

Benefícios
A remuneração inicial oferecida é de R$20.924,80, além de auxílio-alimentação de R$658,00 e de programa de saúde, que tem seus custos divididos igualmente entre os servidores e o Banco Central.

O Banco Central possui investimento qualificado em desenvolvimento profissional, com ofertas educacionais como o Programa de Pós-Graduação (PPG), o de idiomas e cursos e seminários no Brasil e no exterior. Além disso, mantém parcerias de formação e intercâmbio profissional com organismos internacionais, como o Bank for International Settlements (BIS), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Lotação inicial
Todos os aprovados serão lotados em Brasília, e, após o primeiro ano, os servidores poderão se engajar no Programa de Gestão e Desempenho, o que possibilita o acompanhamento do trabalho pelas suas entregas e produtividade, podendo ainda adotar regime de trabalho semipresencial, ou até remoto, a depender da natureza de suas atividades e do desempenho e compromisso demonstrados.

Mais informações
O BC tem sede em Brasília e possui representações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

Informações sobre o concurso atual do Banco Central e sobre os anteriores podem ser acessadas em https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/concursospublicosopen_in_new.

Fonte: BC




Orgulhosamente mantido por braziltodaynews.com