
Banco Central decreta liquidação da Companhia Hipotecária Brasileira; saiba como proceder com FGC
março 11, 2021
SÃO PAULO – O Banco Central (BC) decretou nesta quinta-feira (11) a liquidação extrajudicial da Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), instituição fundada em 1968, em Natal.
Segundo ato assinado pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, a decisão considerou o “comprometimento patrimonial da instituição, a situação de anormalidade operacional e as graves violações às normas legais que regulamentam o funcionamento da instituição”.
As atividades da CHB são voltadas basicamente para os financiamentos e empréstimos, seja para aquisição, quitação ou amortização de bens ou serviços, e até para reforço de capital de giro das empresas ou emergências familiares, desde que a operação tenha garantia de bens imóveis, de acordo com informação do site da CHB.
Detentores de depósitos a prazo, com ou sem emissão de certificado RDB (Recibo de Depósito Bancário) e CDB (Certificado de Depósito Bancário), depósitos de poupança e depósitos à vista, entre outros, podem contar com a garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Saiba mais:
• O que é FGC e quais investimentos são garantidos pelo fundo?
Em comunicado, o FGC disse que dará instruções para que seja realizado o pagamento da garantia aos credores da instituição assim que tiver a identificação dos investidores a ser fornecida pelo liquidante.
“Pedimos aos credores aguardar e acompanhar neste site as orientações do FGC quanto ao pagamento da garantia ordinária, limitada a R$ 250.000,00″, disse o órgão.
O fundo ainda ressaltou que os credores poderão utilizar o “Aplicativo FGC” no processo, o que evitará a necessidade de comparecimento a uma agência bancária. “O aplicativo vai permitir que o credor, pessoa física, realize a solicitação da garantia totalmente online e o pagamento será realizado diretamente em conta corrente de sua titularidade.”
Para dúvidas e solicitações, é possível entrar em contato com o FGC pelo e-mail credores.chb@fgc.org.br.
Os procedimentos para pagamentos as pessoas jurídicas serão divulgados em breve, informou o fundo.
Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.