Aracaju monitora adolescentes vindos da Bahia com sintomas gripais
dezembro 17, 2021A Secretaria Municipal da Saúde iniciou monitoramento de grupo de adolescentes que chegou de Porto Seguro. Os jovens fretaram voo, saindo de Aracaju, para final de semana no município baiano e alguns adolescentes apresentaram sintomas de síndromes gripais no retorno à capital sergipana.
Para o acompanhamento, a Secretaria solicitou dados dos passageiros à empresa responsável pelo passeio, assim que tomou conhecimento do fato, e iniciou contato com jovens e familiares. Uma equipe extra de testagem RT-PCR foi disponibilizada em um hospital municipal.
“Nosso objetivo é monitorar incidência de coronavírus e da nova variante da Influenza, H3N2, que já está em circulação em nossa cidade. É importante ressaltar que os cuidados sanitários devem continuar, como uso de máscara, higienização das mãos”, disse a secretária Waneska Barboza.
Com a confirmação do primeiro caso de variante do vírus da Influenza, a gestão municipal solicitou ao Estado e ao Ministério da Saúde o envio de mais doses.
H3N2
Nesta quinta-feira, 16, o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) comunicou o primeiro caso de H3N2, variante do vírus influenza, em Aracaju. Trata-se de uma profissional médica.
Este ano, Aracaju recebeu 231.600 doses de vacina contra Influenza e todo o estoque foi utilizado durante a campanha, realizada de abril até outubro.
Testagens
A Secretaria Municipal da Saúde realiza testagens de síndrome gripal nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva e por meio do programa TesteAju. Nesta sexta-feira, dia 17, o TesteAju ocorre na Praça Dom José Tomaz, Siqueira Campos, das 8 às 11h30.
Fonte: SMS