Alunos protestam contra falta de climatização em salas de aula
maio 1, 2024Estudantes do Colégio Estadual Acrísio Cruz se reuniram em protesto na manhã desta terça-feira, 30, contra a falta de climatização em salas de aula. O ato contou com o apoio e participação do Sindicato dos Professores de Sergipe (Sintese).
De acordo com os alunos, há dois anos foi feito um reparo na escola para a colocação de alguns aparelhos de ar-condicionado, mas até hoje os equipamentos não foram instalados. “Queremos o respeito aos estudantes e aos professores para que possam trabalhar e estudar com tranquilidade”, diz Roberto Silva, presidente do Sintese.
Ainda segundo ele, os estudantes relataram muita dificuldade ao estudar em um ambiente sem a climatização adequada, ainda mais diante da onda de calor.
O que diz a Seduc
Em comunicado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que técnicos do Departamento de Engenharia da pasta, além da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), estiveram reunidos com uma comissão de professores e alunos do colégio para dialogar sobre o projeto de reforma e modernização da unidade escolar. De acordo com a Seduc, a licitação iniciada em 23 de abril está na fase de entrega de propostas das empresas concorrentes e prevê investimentos de R$ 5.389.277,33.
“O projeto da nova escola foi entregue aos integrantes do Conselho Escolar composto de professores, servidores e alunos que, de imediato, puderam sugerir mais melhorias como a adequação dos laboratórios, uma sala para o grêmio escolar, além de indicação de uma sala de artes e de uma minipista de atletismo”, destacou a pasta da Educação.
por João Paulo Schneider