Cenário básico do BC não tem esta segunda onda da pandemia, diz diretor

Cenário básico do BC não tem esta segunda onda da pandemia, diz diretor

agosto 13, 2020 Off Por Today Newsroom

Fábio Kanczuk
Fábio Kanczuk (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou nesta quinta-feira, 13, que o cenário básico da instituição não contempla uma “segunda onda” da pandemia do novo coronavírus no Brasil. “O cenário básico, que é o mais provável de acontecer, não tem a segunda onda”, afirmou. “As coisas mais ou menos voltariam sem uma segunda onda.”

Ao mesmo tempo, Kanczuk afirmou que a política de saúde e a política fiscal no Brasil são tomadas, pelo Banco Central, como dados que servem para a formulação de cenários. Assim, segundo ele, o BC é “mais reativo” a essas políticas e “não pró-ativo”.

Questionado a respeito da política monetária do BC, Kanczuk evitou fazer comentários específicos. Atualmente, a Selic (a taxa básica de juros) está em 2,00% ao ano.

Autonomia do BC

O diretor de Política Econômica do Banco Central afirmou que a autonomia da instituição mudará principalmente a percepção de quem “não conhece o Brasil”. Segundo ele, ela dará mais segurança aos investidores estrangeiros.

“A autonomia gera a percepção, para o brasileiro, de que não vai fazer diferença nenhuma. Mas para alguém que vai alocar dinheiro em outros países, ter um BC independente dá mais segurança”, afirmou o diretor do BC.

O projeto de autonomia – uma das bandeiras mais antigas do BC – está atualmente em tramitação no Congresso Nacional.

Kanczuk participou do evento virtual “Orientações e observações do Bacen para ‘O novo normal’”, organizado pela Associação e Sindicato dos Bancos do Estado do Rio de Janeiro (Aberj).

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

waiting...