Santos Dumont dispara em casos da Covid-19 e preocupa Vigilância

Santos Dumont dispara em casos da Covid-19 e preocupa Vigilância

julho 27, 2020 Off Por Today Newsroom

Soledade e Santos Dumont, na zona Norte, registraram maior aumento real de casos (Foto: Pixabay)

O bairro do Santos Dumont é o que mais tem preocupado as equipes de Vigilância e Atenção à Saúde, em Aracaju, por causa do crescimento acelerado de casos nas últimas semanas. No mais recente levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que compreende o período entre os dias 11 e 25 de julho, o bairro registrou um aumento real de 54% em infecções pelo vírus da Covid-19, o que corresponde a 387 novos casos em 15 dias. Apenas o bairro Soledade teve um crescimento maior, de 61%.

A principal preocupação se volta para o Santos Dumont porque além de ser mais populoso, o bairro é também o que mais registrou óbitos por causa da doença até o momento: são 27 mortes. “Esse aumento de casos chama a atenção e nos diz que a transmissão continua acontecendo em um número alto no local. Essa avaliação é feita a cada 15 dias para poder avaliar em quais regiões há maior taxa de transmissão e assim a Secretaria trace estratégias e ações para reduzir os riscos em determinado bairro”, explica a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju, Taise Cavalcante.

Taise explica que há cerca de 3 mil casos positivos em Aracaju em que a SMS não conseguiu identificar a origem dos casos. “Se a gente tivesse a identificação desses casos, poderíamos ter um cenário bem diferente em relação aos bairros. Por isso é importante ao ir ao médico ou realizar o testo para o vírus, fornecer endereços e telefone corretos, porque podemos mapear os casos”, explica.

A partir de avaliações como esta última, que coloca o Santos Dumont em cenário preocupante, a Prefeitura adota estratégias de reforço para diminuir o contágio da Covid-19 nos bairros. “Nós temos o Aracaju pela Vida, que foi criado para ir até os locais onde as pessoas estão adoecidas ou com sintomas, para que esses casos não se compliquem e evoluam para óbitos; intensificamos o monitoramento das equipes de saúde da família sobre pessoas infectadas, seja por telefone ou com consultar; e orientamos de forma reforçada sobre distanciamento, uso de máscaras, higienes e etiqueta respiratória para diminuir as chances de transmissão do vírus”, complementa Taise.

A próxima avaliação da SMS será feita em 15 dias. Segundo a diretora de Vigilância, esse o período para melhor identificar a transmissão de um grupo de infectados para outro e acompanhar a evolução da doença na população aracajuana.

Por Ícaro Novaes

waiting...