XP compra fatia majoritária da fintech Antecipa
junho 30, 2020SÃO PAULO – A XP Inc. anunciou nesta terça-feira (30) a aquisição de participação majoritária na fintech Antecipa, que foi criada como uma plataforma digital de antecipação de recebíveis. O objetivo central da fintech é oferecer uma maneira mais eficiente para que as empresas rentabilizem suas posições de caixa e também fornecer uma alternativa mais econômica para o financiamento de fornecedores.
A aquisição é uma oportunidade para a XP Inc. ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil, destaca o comunicado.
Os fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, vão manter independência na gestão do negócio. Através da sua plataforma digital, a fintech integra fornecedores e compradores, proporcionando a possibilidade de financiamento entre as empresas sem necessariamente ter um banco como intermediário. Dessa forma, o spread bancário, que antes era destinado para esse intermediário, pode ser absorvido tanto pelo comprador quanto pelo fornecedor, minimizando o custo da operação como um todo.
A Antecipa determina a taxa de desconto de forma dinâmica para cada transação. Desta forma, por meio de algoritmos próprios, a plataforma tem como foco a maximização do retorno do fluxo de caixa dessas empresas ao buscar um preço justo para cada transação , além de um processo mais ágil e inteligente para o desembolso dos recursos aos fornecedores.
Bruno Constantino, CFO da XP Inc., destaca no comunicado que, apesar de a Antecipa atuar em um mercado que já conta com a participação de grandes players, há ainda uma série de ineficiências que podem ser eliminadas. “Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia.”
Já Camilo Telles, sócio da Antecipa, ressalta que o financiamento para a cadeia de fornecedores sempre foi oferecido pelos bancos, mas numa oferta combinada com alguma outra modalidade de financiamento, o que nem sempre é atrativo para as empresas. “A escolha da XP vem da visão de ter o cliente como foco central, alinhado ao que eles sempre adotaram em todas as frentes em que atuam”, avalia.
A Antecipa foi fundada em 2015 e recebeu seu primeiro investimento em setembro de 2019, liderado pela Redpoint eventures.
O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.
Invista na carreira mais promissora dos próximos 10 anos: aprenda a trabalhar no mercado financeiro em um curso gratuito do InfoMoney!