Mais de três mil testes com amostras coletadas, aguardando o processamento dos dados para diagnóstico da Covid-19, foram encaminhadas do Laboratório Central do Estado (Lacen), em Seripe, para a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira, 9. O laboratório sergipano tinha uma demanda acumulada de quase 6 mil exames, uma realidade que acontece também em outros estados.
A expectativa é que a Fiocruz processo os dados em 48 horas e apresente os resultados dos exames ao Lacen entre o fim dessa semana e o início da próxima. Os exames devem impactar em um salto de casos confirmados de pessoas infectadas, em Sergipe. Muitos já estão há 10 dias aguardando processamento dos dados.
A demanda se acumulou, no Lacen, por causa do aumento do número de testes aplicados na população e a escassez de kits automatizados para extração do RNA do vírus, que agiliza o trabalho dos profissionais do laboratório. Na semana passada o Lacen conseguiu adquirir 10 kits automatizados, mas eles se esgotaram em apenas dois dias.
O laboratório segue aguardando a chegada de mais kits, mas a falta do produto no mercado tem dificultado. Em condições manuais, o Lacen tem uma capacidade de processamento diário de 400 exames, segundo o superintendente do laboratório. Com os resultados desta última terça-feira, 9, Sergipe ultrapassou a barreira dos 10 mil casos da Covid-19.
Por Ícaro Novaes