Justiça suspende nova paralisação dos professores da rede estadual
agosto 27, 2024O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) suspendeu mais uma vez a paralisação dos professores da rede estadual do estado. A decisão decorre de um pedido feito pelo Governo do Estado após o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), marcar ações para esta segunda, 26, e terça-feira, 27.
De acordo com o Governo de Sergipe , esta é a quarta vez, em pouco mais de 3 meses, que a Justiça intervém nos atos grevistas da categoria. Nesta última ação ajuizada pelo Governo do Estado, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-SE), reforçam que o governo continua mantendo uma frequente linha de diálogo com a categoria.
Na decisão, a desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade ressaltou que o sindicato desrespeitou ordens judiciais anteriores, além de aumentar o valor da multa de R$ 60 mil para R$ 120 mil, em casos de novos descumprimentos.
Greve dos professores
Os professores da rede estadual iniciaram, nesta segunda-feira, 26, uma paralisação de dois dias. Alegando a falta de interlocução com o Governo Estadual, a categoria anunciou a realização de atividades em Aracaju e no interior do estado.
Segundo o Sintese, o objetivo das atividades é tratar com a sociedade sobre os motivos que levaram professores a paralisar suas atividades por dois dias e também reafirmar a pauta de reivindicação.
O Sintese alega que, desde janeiro de 2024 foram enviados 29 ofícios ao governador Fábio Mitidieri (PSD) e ao secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral (PSB), com o objetivo de discutir pautas de reivindicação dos professores mas, segundo o sindicato, não houve êxito.
Por Carol Mundim e João Paulo Schneider