Inflação e Juros, Juros e Inflação
janeiro 8, 2024Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Não foi desta vez. Non-Farm Payroll veio forte e o risco de inflação segue sendo observado de perto. Desemprego em queda, salários mais altos, mais empregos na economia. Difícil chamar isso de má notícia, mas quando a preocupação é inflação, eu consigo entender. Mas, pouco depois, tivemos outro dado lá nos EUA, o PMI de serviços. Ele mostrou uma economia menos aquecida, mas frágil e demandando menos. Difícil chamar isso de boa notícia, mas quando a preocupação é inflação, eu consigo entender. E, quando você quer incorporar as duas visões no mesmo dia, o que acontece? A treasury de 10 anos chega à 4,09% e 3,95% no mesmo dia. Esses 15 pontos foram percorridos em 2 horas. Uau!
Alguns pontos que aconteceram entre sexta e o fim de semana valem ainda destaque: o acordo bipartidário nos EUA para o nível de gastos do governo para 2024 é uma boa notícia para quem tem medo de shutdown (e, se você não tem, deveria). O falecimento do maior campeão de Copas do Mundo de futebol masculino (sério, o cara sozinho é tetra). E a puxada que o Focus deu no PIB de 2024: 7bps em 1 semana é bastante.
Agora vamos olhar para a frente: CPI (EUA e China) e IPCA (quinta), PPI (sexta) e nova temporada de resultados começando. Também vale acompanhar o minério de ferro. Depois do rali nos últimos meses do ano passado, parece passar por alguma correção nos últimos dias. Sei lá como ler isso versus China. Falando em leitura, se hoje você, assim como eu, acordou bancário e quer saber o que muda na sua vida, eu tenho um livro para te indicar. Particularmente o capítulo 7.1 – Comitê de Basileia.
Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.