O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (DNCCI) é comemorado dia 23 de novembro e para celebrar a data e alertar sobre o assunto, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE) realiza a Festa do Arco-Íris nesta quinta-feira, 23, das 14h às 17h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE).
A festa tem como objetivo premiar e celebrar a vida dos(as) acolhidos(as) do GACC/SE que estão em controle ou finalizaram o tratamento contra o câncer e nesta edição, 20 crianças e adolescentes celebram a vitória contra a doença e a vida.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil – 23/11 foi instituído pela Lei Nº 11.650/2008, com objetivos de:
-
estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil;
-
promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer;
-
apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer;
-
apoiar as crianças com câncer e seus familiares.
O câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito em geral. A primeira seria acidente. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e jovens de 0 a 19 anos de idade.
Nos países de alta renda, entre 80% e 85% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas atualmente. No Brasil, o percentual é mais baixo e variável entre as regiões, mas apresenta média de cura de 65%. Segundo especialistas, o diagnóstico é, muitas vezes, difícil, tendo em vista que sinais e sintomas se assemelham a doenças comuns de criança. Há possibilidade de cura, se o paciente é diagnosticado precocemente e tratado nos centros especializados de atenção à criança.
Fonte: GACC/SE