Heteroidentificação: inscritos podem ser avaliados até o dia 19
outubro 16, 2023A Universidade Federal de Sergipe (UFS) adotou mudanças para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, e que já estão sendo realizadas neste ano. Entre essas alterações está a antecipação das bancas de heteroidentificação para candidatos inscritos no Enem 2023 e que pretendem concorrer às cotas raciais no próximo Sisu.
Com caráter pedagógico e completamente opcional, o objetivo do exame é agilizar os trâmites burocráticos relativos aos procedimentos de heteroidentificação complementares à autodeclaração de candidatos aprovados e minimizar eventuais e futuras sanções legais ou mesmo a desclassificação.
De acordo com o coordenador da Comissão de Concursos e Vestibulares (CCV/UFS), Manuel Leite, até o momento, houve 165 deferimentos e 52 indeferimentos. “As avaliações tiveram início no dia 04 de outubro e se estenderão até o dia 19. Na página da CCV os inscritos têm conhecimento do dia e horário do respectivo atendimento”, explica.
Avaliações
As avaliações estão sendo realizadas na Didática 7, sala 205 ou 301, do Campus de São Cristóvão. Veja a relação de inscritos.
E para quem fez a inscrição, mas perdeu o dia de avaliação ou não pôde comparecer, o coordenador da CCV reforça que ainda é possível participar da banca de heteroidentificação. “Os inscritos que tenham faltado a avaliação poderão ir para o local de atendimento até o dia 19 de outubro que será atendimento”, afirma Manuel.
Os candidatos que não obtiverem parecer positivo na análise prévia ainda poderão concorrer à vaga reservada para cota raccial no Sisu. “Se o candidato não for aprovado, ele ainda pode concorrer. É importante dizer que esse processo de antecipação não tira de nenhum aluno o direito de no ano que vem fazer um novo exame, se submeter a uma nova avaliação, mas a vantagem é que ele dá ao aluno que foi enquadrado agora a dispensa de novo exame no ano que vem. É o mesmo tipo de banca, o mesmo tipo de procedimento, o mesmo órgão que avalia, são profissionais do mesmo grupo que avaliam lá em 2024”, explica o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard.
Para mais informações, acesse o edital.
Fonte: Ascom UFS