Governo cria ‘sala de situação’ para monitorar abastecimento de combustíveis no Norte

Governo cria ‘sala de situação’ para monitorar abastecimento de combustíveis no Norte

outubro 8, 2023 Off Por Today Newsroom

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou uma sala de situação que irá monitorar o abastecimento de combustíveis líquidos e de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na região Norte, que enfrenta grave seca. De acordo com a pasta, em nota, o comitê tem como objetivo “garantir a segurança energética para a população” que vive na região e gerenciar ações relacionadas ao abastecimento de combustíveis, especialmente de óleo diesel e GLP.

A primeira reunião do colegiado foi realizada na sexta-feira (6). Na quinta (5), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o combustível estocado no Norte do país para suprir os Estados do Acre e de Rondônia tem previsão de durar 30 dias.

“Ao longo da primeira reunião da Sala de Situação, os participantes discutiram todos os cenários e soluções possíveis para garantir que a região tenha os estoques necessários para atravessar a estiagem. A situação do abastecimento de GLP, diesel e gasolina segue regular e de acordo com o previsto. O plano de ação proposto pela Sala de Situação deve assegurar a manutenção desses estoques”, diz a nota do MME.

Segundo o Ministério, a necessidade de se antecipar aos efeitos da estiagem sobre o abastecimento foi diagnosticada por Silveira nesta semana, durante viagem com a comitiva liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para a capital do Amazonas realizada na última quarta (4). No mesmo dia, o governo decidiu acionar duas termelétricas movidas a diesel para garantir a segurança no fornecimento de energia elétrica em Rondônia e no Acre.

O MME enviou ofício para os Ministérios de Portos e Aeroportos, dos Transportes, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Regional, para a Marinha do Brasil, para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e para a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o objetivo de informar a respeito da situação e solicitar providências que visam a regularidade do fornecimento de combustíveis.

Compõem a Sala de Situação, além do MME, que a coordena, a ANP, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Petrobras, a Transpetro, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação Brasilcom, o Grupo Atem, a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), e as Distribuidoras AmazonGás e Fogás.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

waiting...