Ipesaúde apresenta mudanças que entram em vigor no mês de julho
junho 15, 2023Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 14, o presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Cláudio Mitidieri, falou das mudanças e reajustes que entrarão em vigor no mês de Julho. Atualmente, o Ipes possui 116.164 beneficiários.
A nova lei, aprovada no início do mês pela Assembleia Legislativa, inclui alterações no sistema de coparticipação do IPES. A contribuição de servidores e pensionistas do estado passa de 4% para 6% da remuneração.
Ultrapassados os limites estabelecidos, o beneficiário deverá realizar o pagamento de 20% do valor de cada procedimento, a título de coparticipação, em conformidade com as tabelas de valores adotadas pelo IPESAUDE, limitado ao valor de R$ 30 reais, e não incidirá sobre cirurgias e internamentos.
“Nós elencamos alguns fatores moderadores, como consultas e exames, que não são uma coparticipação imediata, pois existe uma franquia, um limite de uso”, diz o presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri.
Além disso, a coparticipação não será cobrada de beneficiários que possuem doenças crônicas, desde que sejam atestadas pela equipe de perícia da instituição.
As medidas ocorrem em função dos débitos do Ipesaúde, pois segundo dados apresentados durante a coletiva, os valores arrecadados não estavam sendo suficientes para pagar as despesas, uma vez que ainda há dívidas dos anos anteriores para serem liquidadas.
Durante a coletiva, o presidente foi questionado sobre possíveis “desvios” nos valores destinados à instituição. “Eu reformularia o termo, não diria desvio e sim, déficit financeiro, pois ele não vem de roubo, ou de uma má gestão. Nós temos que pagar e encontrar uma forma de pagar essa conta”, explicou Cláudio.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos