Moro diz em depoimento à Polícia Federal que Bolsonaro pediu troca na PF no Rio
maio 5, 2020SÃO PAULO — Em depoimento à Polícia Federal no último sábado (2), o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “pediu” o controle da superintendência da instituição no Rio de Janeiro.
“A mensagem tinha, mais ou menos o seguinte teor: ‘Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro’”, de acordo com o texto.
Segundo o depoimento, esta mensagem teria sido enviada por Bolsonaro no começo de março, quando ele e o então diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Mauricio Valeixo, estavam em missão oficial nos Estados Unidos.
Moro frisou, por diversas vezes, que não acusou o presidente de crime algum, e que isso caberia aos investigadores.
O ex-ministro apontou também que Bolsonaro queria mudar o comando da Polícia Federal e falava no nome de Alexandre Ramagem para o lugar de Valeixo desde janeiro deste ano.
Inquérito
O depoimento de Moro faz parte do inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República.
A motivação foi a acusação por parte de Moro de que o presidente Jair Bolsonaro teria tentado interferir politicamente na Polícia Federal — motivo apontado pelo ex-ministro da Justiça para ter deixado o governo.
O anúncio sobre sua saída foi feito no último dia 24, logo após o Diário Oficial da União ter publicado a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Mauricio Valeixo. Moro disse que não tomou conhecimento prévio da demissão.
Mais informações em breve