PIB da zona do euro tem retração de 3,8% e Bolsas caem; petróleo opera em alta
abril 30, 2020SÃO PAULO – As bolsas de valores da Europa abriram em alta nesta quinta-feira, mas passaram a cair levemente ao longo da manhã. Dados divulgados nesta manhã mostram que PIB da zona do euro teve uma retração de 3,8% no primeiro trimestre deste ano – o pior resultado desde 1995.
O número mostra o impacto do coronavírus sobre a economia da região, e analistas acreditam que a recessão pode se acentuar. Na França, a contração foi ainda maior, de 5,8%, a maior desde 1949.
Os mercados observarão mais tarde nesta quinta-feira se o Banco Central Europeu (BCE) tomará medidas de estímulo para as economias mais atingidas pela epidemia no bloco.
Como a taxa de juros na zona do euro está em zero, possíveis medidas poderiam incluir a comprar de títulos dos países em dificuldades – a Itália teve nesta semana sua nota rebaixada pela Fitch Rating para BBB-, apenas um grau acima do especulativo (junk).
Por volta das 6h45, o índice FTSE, do Reino Unido, caía 0,2% e o Dax, da Alemanha, tinha baixa de 0,1% (acompanhe o comportamento dos mercados no Telegram do InfoMoney)
Em Nova York, os futuros do S&P 500 e do Dow Jones operam em alta de cerca de 0,2%, enquanto o futuro do Nasdaq sobe 0,5%.
Os investidores reagem positivamente à divulgação dos resultados de Facebook e Microsoft. O lucro do Facebook dobrou no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, e a receita cresceu.
O faturamento da Microsoft também aumentou no primeiro trimestre e a empresa informou que a pandemia teve pouco impacto sobre os negócios.
Ainda nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho divulga hoje os pedidos do seguro-desemprego da semana passada. Segundo a CNBC, a projeção é que mais 4 milhões de americanos tenham perdido os empregos nesse período. Nas últimas cinco semanas, mais de 26 milhões de postos de trabalho foram eliminados nos EUA.
Os preços do petróleo voltaram a subir nesta manhã, em meio à expectativa de que o mercado possa ter encontrado seu piso. Por volta das 6h45, o contrato WTI tinha alta de 15%, para US$ 17,32 o barril, enquanto o Brent valorizava quase 9%, para US$ 24,51 o barril.
As bolsas da Ásia fecharam em alta. No Japão, a valorização foi de 2,1% e, na China, de 1,3%. É feriado na Coreia do Sul e em Hong Kong.
A alta foi impulsionada pela informação de novos estudos mostrando que a droga Redemsivir pode acelerar a cura de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Tudo o que você precisa saber para lucrar na Bolsa de Valores operando da sua casa em um curso gratuito: clique aqui e participe!