Um paciente, com 32 anos de idade, com resultado positivo para coronavírus quebrou o isolamento obrigatório em Cristinápolis e foi denunciado à Polícia Civil e também ao Ministério Público Estadual. O secretário municipal de saúde, José Rodrigues de Faria, informou que a quebra do isolamento obrigatório foi confirmada pela própria família do paciente. Segundo o secretário, a família informou que ele saiu de moto e foi à casa de um amigo para tratar de questões relacionadas a trabalho.
O paciente chegou recentemente do estado do Paraná e apresentou os primeiros sintomas dias depois. Na quinta-feira da semana passada, 23, ele recebeu atendimento na rede pública de saúde do município e no domingo, 26, a doença foi confirmada. Esse é o único caso de Covid-19, a infecção decorrente do coronavírus, confirmado no município.
O secretário informou que ele retornou para casa e está consciente sobre a necessidade do isolamento e das consequências judiciais. O secretário informou que a família dele e também as pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas por telefone, mas nenhuma outra pessoa que teve contato apresenta alterações no quadro de saúde.
Conforme o secretário, em consequência da presença do caso positivo de coronavírus na cidade, já há decreto municipal estabelecendo o uso obrigatório de máscaras para toda população, principalmente comerciantes. A feira municipal está confirmada para ocorrer em dois dias, na sexta-feira, 1º, e no sábado, 2, sem participação de feirantes de outros municípios, segundo o secretário.
por Cassia Santana