Entre os municípios sergipanos com mais casos da Covid-19, Simão Dias aparece com quatro casos confirmados e um óbito provocado pela doença. O município do Centro-Sul sergipano, nos últimos dias, estabeleceu novas regras para a população, como medida de enfrentamento a pandemia do coronavírus. A mais recente foi publicada em decreto nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial do Município. Agora, toda a população é obrigada a utilizar máscaras faciais para transitar na rua ou nos estabelecimentos.
Além do uso obrigatório de máscaras, estabelecimentos comerciais devem reforçar a higienização dos seus dispositivos e fornecer máscaras e álcool gel 70% para seus funcionários; a entrada de clientes em estabelecimentos comerciais deve seguir o critério do distanciamento social; apenas uma pessoa por família deve sair para realizar as compras necessárias em mercados; e crianças e idosos acima dos 60 anos devem evitar circulação fora das suas residências. O descumprimento dessas medidas, conforme decreto, acarretará na responsabilização administrativa, civil e penal.
Na última quinta-feira, 23, o município também já havia anunciado decreto com novas regras para sepultamento de pessoas com quadro de suspeita para a Covid-19. O velório, agora, será restrito apenas para familiares e com período máximo de 2h antecedendo o enterro. Os decretos já estão em vigor.
Por Ícaro Novaes