Outono revela preocupação de especialista para atenção com viroses

Outono revela preocupação de especialista para atenção com viroses

março 25, 2021 Off Por Today Newsroom

Atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com as principais doenças dessa estação. (Foto: Freepikl)

No último dia 20, teve início o outono, a estação onde as manhãs são quentes e as noites são frias e com maior incidência de chuva. É nesse período também que a atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com as principais doenças dessa estação, como a gripe, pneumonia, sinusite, entre outras ocasionadas pela oscilação da temperatura e que atingem as vias respiratórias. Além disso, a maior preocupação é por conta da Covid-19, já que os sintomas são os mesmos e também comprometem o aparelho respiratório, como explica o pneumologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho,  Saulo Maia.

“As mudanças climáticas de outono e inverno, com mudanças bruscas de temperaturas, principalmente, com a época chuvosa há uma predisposição maior de desenvolvimento das viroses respiratórias, isso é muito frequente em crianças e pacientes que são alérgicos. Como estamos numa pandemia da Covid-19, esses sintomas podem confundir muito já que a doença compromete também o aparelho respiratório, então a melhor conduta aos primeiros sintomas é procurar um médico para ser melhor avaliado e ter o problema tratado”, informou o pneumologista.

O médico explica ainda que o tratamento dessas viroses respiratórias é feito com medicação sintomática, de preferência com orientação médica, bem como para as crises de rinite e asma. Ele ressalta também a melhor forma de prevenção dessas doenças respiratórias. “A melhor prevenção para essas viroses respiratórias é a pessoa ter vida saudável, praticar esportes, alimentação adequada e ter as doenças crônicas controladas, porque o grande problema dessas viroses respiratórias é na faixa etária onde a imunidade é mais baixa, tipo idoso e criança”, declarou Saulo Maia.

Normalmente neste período de abril e maio tem a vacina para gripe e as pessoas devem ficar atentas para cumprirem o calendário e se vacinarem, como destaca o pneumologista. “As vacinas que são usadas para o aparelho respiratório são a da gripe e pneumonia que são adequadas para as pessoas que tem uma fragilidade maior e aqueles que têm uma predisposição maior de baixa de imunidade. As vacinas da Covid-19 são muito bem recebidas porque é uma esperança para todos nós no controle da doença e todos devem se vacinar nas idades pré-estabelecidas pelo governo”, alertou o pneumologista Saulo Maia.

Mais do que nunca, é preciso ficar atento às regras de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel, tanto diante de sinais como tosse, coriza e nariz entupido, quanto no de chiado no peito, febre e mal-estar geral.

Fonte: SES

waiting...