UFS alcança a marca de 1 tonelada na produção de álcool em gel
abril 17, 2020O Departamento de Farmácia da UFS, campus de São Cristóvão, alcançou nesta quinta-feira, 16, a marca de 1 tonelada de álcool gel e 1.500 litros de álcool glicerinado produzidos e entregues a 19 instituições de Sergipe, entre elas os Hospitais Universitários de Aracaju e Lagarto, o Hospital Santa Isabel, a Secretaria de Segurança Pública, a Defensoria Pública, a Fundação Renascer, além de asilos e secretariais municipais. Outras instituições serão beneficiadas (veja listas abaixo).
Desde o dia 19 de março, professores e alunos vêm produzindo álcool gel e álcool glicerinado para doação a diversas instituições públicas, filantrópicas e beneficentes. A mobilização do Departamento começou logo após a notificação dos primeiros casos de contaminação em Sergipe pelo SARS-COV-2, o coronavírus causador da doença Covid-19.
“Frente à declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde, os professores e alunos entenderam que era momento de agir e somar forças para ajudar a população mais vulnerável e os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus”, informou o professor Adriano Antunes, coordenador do Laboratório de Ensaios Farmacêuticos e Toxicidade-LeFT.
Além dele, o projeto de extensão conta com outros quatro professores doutores, Francilene Amaral, Cláudio Lima, Rogéria Nunes e Marcelo Cavalcante, e cerca de vinte alunos de graduação em Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.
“Recentemente, novos grupos se somaram nesta ação, pois com o avanço da pandemia esses produtos se tornaram cada vez mais importantes, porém escassos, entre eles os campi da UFS de Itabaiana, Glória e Lagarto. A colaboração entre os diversos campi da UFS tem potencializado enormemente a ação, pois novas tecnologias e equipamentos têm sido compartilhados. Destaca-se nesse processo a articulação da gestão da UFS através do vice-reitor Valter Joviniano, que tem atuado de forma a fortalecer os grupos internamente e promover a ação junto à sociedade”, acrescentou.
“Esse é um marco muito importante para a UFS e fruto da dedicação e empenho de nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, que responderam prontamente a uma demanda urgente e que sem dúvida está auxiliando no combate à pandemia. Esta ação fortalece a universidade que busca com todas as suas possibilidades devolver à sociedade, por meio do tripé ensino-pesquisa-extensão, soluções para atender às necessidades da população”, confirmou o professor Valter Joviniano, vice-reitor da UFS.
“Empresas, associações e instituições de forma voluntária doaram insumos e embalagens que foram essenciais para que chegássemos a esses números. A ideia é que o projeto continue ajudando ao máximo as pessoas mais vulneráveis e aqueles que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”, disse o professor Adriano Antunes, agradecendo à Distribuidora Petrox, a Associação das Indústrias de Nossa Senhora do Socorro, Tok Cosméticos e MW4 Representações, além do apoio do Governo do Estado de Sergipe e Secretaria da Segurança Pública.
Instituições já beneficiadas:
Secretaria de Segurança Pública (bombeiros, policiais, agentes penitenciários e agentes do IML);
Fundação Renascer;
Defensoria Pública de Sergipe;
Hospital Universitário – HU;
Hospital Universitário de Lagarto – HUL;
Hospital Santa Isabel;
Secretaria de Saúde de São Cristóvão;
Secretaria de Saúde de Laranjeiras;
Secretaria de Saúde de Nossa Sra. Glória;
Secretaria do Meio Ambiente de Lagarto;
Conselho Estadual de Saúde;
Embrapa Semiárido;
Asilo Rio Branco;
Projeto Ações com Amor;
Casa Lar Nalde Barreto;
Lar Dona Conceição, Serra do Machado, Ribeirópolis;
Lar Isaias Gileno Barreto, São Cristóvão;
Residencial para Idosos Meu Aconchego;
Projeto Pescando Memórias, Nossa Senhora do Socorro.
– Instituições a serem beneficiadas:
Secretaria de Saúde de Campo do Brito;
Secretaria de Saúde de Rosário do Catete;
Secretaria de Saúde de Lagarto;
Secretaria de Saúde de Ilha das Flores;
Secretaria de Saúde de Macambira;
Polícia Rodoviária Federal;
Secretaria de Estado da Inclusão Social;
Lar Nossa Senhora da Conceição;
Associação de Proteção aos Idosos Maria do Carmo Alves, Ribeirópolis;
UPA 24h de Porto da Folha.
Fonte: UFS