Vencedores do Nobel terão aumento de prêmio de US$110 mil
setembro 24, 2020ESTOCOLMO (Reuters) – Os vencedores deste ano dos prestigiosos Prêmios Nobel receberão o equivalente a 110 mil dólares adicionais, disse o chefe da fundação que supervisiona as homenagens nesta quinta-feira.
O prêmio em dinheiro aumentará para 10 milhões de coroas neste ano, noticiou o diário Dagens Industri.
“A decisão foi tomada devido ao fato de que nossos custos e capital estão em uma relação estável de uma maneira completamente diferente de antes”, disse o chefe da Fundação Nobel, Lars Heikensten, ao jornal.
Inventor da dinamite, Alfred Nobel deixou o valor atualizado de cerca de 1,8 bilhão de coroas, de acordo com a fundação, para financiar os prêmios, que são concedidos desde 1901.
O valor do prêmio variou ao longo do tempo, começando em 150 mil coroas e chegando a 1 milhão de coroas em 1981.
O montante cresceu acentuadamente nos anos 1980 e 1990, saltando para 9 milhões de coroas em 2000 e 10 milhões de coroas um ano depois.
Mas a restrição de crédito global de 2008-2009 abalou os investimentos da fundação, e Heikensten, ex-presidente do banco central da Suécia, foi convocado para colocar suas finanças em ordem.
O prêmio em dinheiro foi reduzido para 8 milhões de coroas em 2012, mas voltou a ser de 9 milhões de coroas em 2017.
Heikensten, que deixa o cargo no final do ano e será substituído por Vidar Helgesen, ex-ministro das Relações Exteriores norueguês, disse que a fundação continuará a aumentar o valor da honraria “de tempos em tempos”.
(Por Simon Johnson)